domingo, 2 de maio de 2021

Plano de Aula5 Atividade 4 Professor: Almir Marques Disciplina: Matemática Anos (séries): 6os. Anos A, B, C, D

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

Plano de Aula5

Atividade 4

Professores: Almir Marques e Patrícia Alves

Disciplina: Matemática

Anos (séries): 6os. Anos A, B, C, D e E

Período: 03/05 a 14/05/2021

E-mail para envio das atividades dos 6º A, B, C e D : almirpereira@prof.educacao.sp.gov.br

E-mail para envio das atividades do 6º E : palvesrocha@prof.educacao.sp.gov.br

Enviar somente as atividades a serem resolvidas que estão no final das explicações.

 

Sistema de numeração indo-arábico ou Sistema de Numeração Decimal

Foi desenvolvido pelos antigos habitantes do vale do rio Indo e séculos depois, difundido pelos Árabes. A sua representação simplificada de quantidades e a possibilidade de usar a sua representação para fazer cálculos, foram provavelmente os motivos do sucesso duradouro desse sistema.

A ideia de número está ligada ao conceito de contagem. Há muito tempo, os povos antigos começaram a usar símbolos para representar quantidades e facilitar os processos de contagem. Quando o ser humano passou a se dedicar à agricultura, domesticação de animais, surgiram provavelmente as primeiras noções de quantidade, medidas e formas de representá-las.

O sistema de numeração decimal se caracteriza pela organização da contagem em agrupamentos de dez em dez unidades, a correspondência entre quantidade e um símbolo, o valor posicional dos algarismos, a utilização de dez símbolos ou algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).

O Sistema de numeração é decimal ou base 10, porque a contagem é organizada em agrupamentos de dez em dez unidades. Cada agrupamento de 10 numa ordem, equivale a 1 na ordem superior seguinte. Então: 10 unidades equivalem a 1 dezena, 10 dezenas equivalem a 1 centena, 10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar e assim por diante.

O sistema por serposicional, significa que o valor de cada algarismo depende da posição que ocupa na representação do número. O mesmo algarismo em posições diferentes assume valores diferentes.

Veja:

No número 44 → o valor do algarismo 4 da esquerda (ordem das dezenas) é 4 x 10 = 40 e o valor do algarismo 4 da direita (ordem das unidades) é 4 x 1 = 4.

O número 23 é diferente de 32 → no número 23, o algarismo 2 tem valor de 2 x 10 = 20 e o algarismo 3 tem valor de 3 x 1 = 3, já no número 32, o algarismo 3 tem valor de 3 x 10 = 30 e o algarismo 2 tem valor 2 x 1 = 2.

 

O Símbolo zero (0) representa a ausência de quantidade, indica que não há agrupamentos de 10 na posição que ele estiver.

Nesse sistema os números são organizados em ordens e classes. Cada três ordens forma uma classe. Veja um quadro com algumas ordens e classes.




Veja a decomposição de um número natural de acordo com suas ordens:

O número 468 = 4 centenas + 6 dezenas + 8 unidades = 4 . 100 + 6 . 10 + 8 . 1

Obs.: O sinal “.” está sendo utilizado no lugar do “x” e indica multiplicação.

O valor relativo do algarismo no número é de acordo com a posição que ele ocupa, já o valor absolutoé o valor próprio do algarismo.

Veja o número 324.586

O algarismo 3, ocupa a ordem da centena de milhar, logo o seu valor relativo é de 300.000 e o valor absoluto é 3;

O algarismo 2, ocupa a ordem da dezena de milhar, logo o seu valor relativo é de 20.000 e o valor absoluto é 2;

O algarismo 4, ocupa a ordem da unidade de milhar, logo o seu valor relativo é de 4.000 e o valor absoluto é 4;

O algarismo 5, ocupa a ordem da centena das unidades simples, logo o seu valor relativo é 500 e o valor absoluto é 5;

O algarismo 8, ocupa a ordem da dezena das unidades simples, logo o seu valor relativo é 80 e o valor absoluto é 8;

O algarismo 6, ocupa a ordem da unidade das unidades simples, logo o seu valor relativo é 6 e o valor absoluto é 6.

Sucessor e antecessor de um número natural

O sucessor de um número natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade a esse número. O sucessor de 10 é 11, o sucessor de 26 é 27.

O antecessor de um número natural é obtido pela subtração de uma unidade a esse número. O antecessor de 18 é 17, o antecessor de 53 é 52.

 

Números racionais na forma decimal

Assim como fizemos com os números naturais, podemos representar os números racionais na forma decimal em um quadro de ordens do sistema decimal.

Veja a representação de alguns números racionais na forma decimal no quadro de ordens:1; 0,1; 0,01; 0,001.

Quadro de valor posicional

 

 

 

Centena

Dezena

Unidade

 

Décimo

Centésimo

Milésimo

C

D

 

 

d

c

m

 

 

1

 

 

 

 

 

 

0

,

1

 

 

 

 

0

,

0

1

 

 

 

0

,

0

0

1

 

1 → Lemos: um inteiro ou 1 unidade

0,1 → Lemos:  um décimo ou 1 décimo. → É dez vezes menor que a unidade, logo 10 décimos é 1 unidade.

0,01 → Lemos: um centésimo ou 1 centésimo. → É cem vezes menor que a unidade, logo 100 centésimos é 1 unidade

0,001 → Lemos: um milésimo ou 1 milésimo.→ É mil vezes menor que a unidade, logo 1.000 milésimos é 1 unidade.

Veja outros números racionais na forma decimal.

5,4 (Lemos: cinco inteiros e quatro décimos, ou 54 décimos)

9,46 (Lemos: 9 inteiros e quarenta e seis centésimos ou 946 centésimos)

11, 426 (Lemos: onze inteiros e quatrocentos vinte e seis milésimos ou 11.426 milésimos).

A vírgula no número racional na forma decimal, separa a parte inteira do número, da parte não inteira(decimal), à esquerda da vírgula a parte inteira e à direita da vírgula a parte não inteira.

Observe como transformar um número decimal de uma ordem para outra ordem:

Transformando 7 unidades para centésimos.

Observe que os centésimos é 100 vezes menor que as unidades, logo, para ter a transformação, multiplicar 7 por 100 e escrever o produto seguido da palavra centésimos, ou seja, 7 unidades = 7 . 100 = 700 centésimos.

Quando a transformação é de uma unidade para outra menor, multiplicar o número dado pela quantidade de vezes que é menor e escrever o produto seguido do nome da ordem para a qual for transformada.

Transformando 500 milésimos em centésimos.

Observe que os centésimos é 10 vezes maior que os milésimos, logo, para fazer a transformação, dividir 500 por 10, ou seja, 500 milésimos = 500 : 10 = 50 centésimos.

 

Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas:

Será através de aulas do CMSP e das aulas por videoconferência no chat do CMSP com a utilização do Aprender Sempre volume 2, com Prof. Almir.

 

Atividades a serem resolvidas e entregues:

1)  Complete a tabela com o valor relativo e o valor absoluto do algarismo 3 em cada número.

 

2) Observando a decomposição realizada acima, decompor o número 7.468.236 de acordo com as ordens de seus algarismos.

 

 

 

3)  Escrever como se lê cada um dos números escritos na forma decimal, citados a seguir:

a) 0,9

b) 0,458

c) 8,32

d)23,321

4) Fazer as transformações de uma unidade para outra conforme indicações a seguir.

a) 3 unidades = .....................centésimos

b) 20 centésimos = ..................décimos

c) 150 décimos = ...................unidades

d) 300 milésimos = .................centésimos.

 

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