ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO
DERVILLE ALLEGRETTI
Plano de Aula 6
Atividade 5
Professor: Almir Marques
Disciplina: Matemática
Anos
(séries): 6os. Anos
A, B, C, D
Período: 17/05 a 28/05/2021
Conteúdo/Objeto
do Conhecimento:
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais; Divisão euclidiana.
Áreas e perímetros de figuras poligonais em malhas
quadriculadas.
Suporte/Mídia para realização da aula:
Aulas via chat do cmsp
por videoconferência com o professor de Matemática Almir.
Explicações contidas
neste material.
Email para envio das atividades: almirpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Enviar somente as atividades a serem resolvidas que estão
no final das explicações.
• Operações
utilizando o Cálculo Mental
O cálculo mental é uma habilidade
importante na nossa vida. Muitos profissionais necessitam da habilidade de
fazer contas mentalmente, para exercerem suas profissões: caixas de bancos,
feirantes, caixas de lojas, cobradores de ônibus e outros trabalhadores. Mesmo
tendo uma calculadora é importante ter essa habilidade para poder avaliar os
resultados, pois pode-se cometer erros ao digitar grandes números em
calculadoras. Além disso, os cidadãos precisam ter essa habilidade, para lidar
com trocos e compras.
Para fazer o cálculo mental é importante utilizar
estratégias para facilitar, fazer com rapidez e com precisão os cálculos.
Segue algumas estratégias,
mas cada um pode desenvolver seu próprio método de cálculo, experimente:
Estratégia 1: Ao efetuar uma adição, pode-se somar os
algarismos do mesmo valor posicional: unidades com unidades, dezenas com
dezenas, centenas com centenas e assim por diante.
456 + 328 = (400 + 300) + (50 + 20) + (6 + 8) = 700 + 70 +
14 = 770 + 10 + 8 = 784.
Estratégia 2: Ao fazer uma adição
com número terminado em oito, pode-se somar a dezena seguinte e subtrair 2. Por
exemplo:
55 + 48 = 55 + (50 – 2) = (55 +
50) – 2 = 105 – 2 =103.
Pode-se utilizar essa estratégia
para outros números, por exemplo: terminados em 9, 7, 6, etc.
Estratégia 3: Ao efetuar uma
subtração, pode-se adotar um procedimento parecido: subtrair os algarismos de
mesmo valor posicional e somar os resultados. Por exemplo:
358 – 217 = (300 – 200) + (50 – 10) + (8 – 7) = 100 + 40 + 1
= 141.
Estratégia 4: Ao efetuar uma multiplicação,
pode-se decompor um dos fatores (números envolvidos na multiplicação) de acordo
com o seu valor posicional, fazer as multiplicações das decomposições pelo
outro fator e depois fazer as adições dos resultados das multiplicações. Por
exemplo:
300 x 23 = 300 x (20 + 3) = (300 x
20) + (300 x 3) = 6.000 + 900 = 6.900.
• Potenciação
A multiplicação é uma forma de representar a adição de
parcelas iguais, ou seja, 2+2+2 pode ser escrito como a 2 . 3, onde 2
é número que se repete (parcela) e o 3 é o número de vezes
que a parcela 2 se repete.
A potência é uma forma de representar uma multiplicação
de fatores iguais, por exemplo: 2 . 2 . 2 pode ser representado por 23
(lê-se: 2 elevado a 3ª. potência), em que o número 2 é chamado de base,
o número 3 é chamado de expoente.
Fatores: são os números envolvidos numa multiplicação, no
caso acima, tem-se 3 fatores iguais a 2.
Na representação de um número na
forma de potência tem-se os elementos: base que é o fator que se
repete e o expoente que indica quantas vezes o fator se repete.
Observe outras representações na forma de potência:
a) 42 (lê-se: 4 elevado
a segunda potência) = 4 . 4 = 16, onde 42 é a potência, 4 é
a base e 2 é o expoente.
→Veja
que o fator 4 repete 2 vezes, significa que a base 4 é multiplicada por ela
mesma 2 vezes. O resultado obtido, 16, é a segunda potência de 4.
b) 35 (lê-se: três
elevado a quinta potência) = 3 .3 .3 .3 . 3 = 243, onde 35 é
a potência, 3 é a base e 5 é o expoente.
→Veja que o fator 3 repete 5 vezes, significa que a base 3
é multiplicada por ela mesma 5 vezes. O resultado obtido, 243, é a 5ª. potência
de 3.
A potência, além de simplificar a escrita da multiplicação
de fatores iguais, pode ser utilizada em resoluções de problemas que envolvem
processos multiplicativos.
Veja o quadro a seguir:
Potências de expoente 2 e 3
Recebem nomes especiais, pelo fato de
geometricamente, representar um quadrado de lado de medida igual a base e um
cubo de aresta igual a base, respectivamente. Exemplos:
a) 12 (lê-se: “um
elevado ao quadrado” ou “quadrado de um”) = 1 . 1 = 1
Recebe esse nome por
representar geometricamente um quadrado, nesse caso de lado 1.
b) 22 (lê-se:” dois ao
quadrado” ou “quadrado de dois”) = 2 . 2 = 4
Recebe esse nome por representar geometricamente um
quadrado, nesse caso, de lado 2.
c) 32 (lê-se: “três ao
quadrado” ou “quadrado de 3”) = 3 . 3 = 9
Recebe esse nome por
representar geometricamente um quadrado, neste caso, de lado 3.
d) 13 (lê-se: “um ao
cubo” ou “cubo de um”) = 1 . 1 . 1 = 3
Recebe esse nome por representar geometricamente um cubo,
nesse caso, de aresta 1.
e) 23 (lê-se: “dois ao
cubo” ou cubo de dois”) = 2 . 2 . 2 = 8
Recebe esse nome por representar geometricamente um cubo,
neste caso, de aresta 2.
Potências com expoente 1:
Todas as potências com expoente 1 é igual a própria
base. Veja os exemplos:
21 = 2,
51 = 5
201 = 20,
1261 = 126.
Potências com base diferente de 0 (zero) e expoente 0
(zero):
Todas as potências com base diferente de zero e expoente
0 (zero) é por definição igual a 1. Veja os exemplos:
20 = 1,
250 = 1,
3.0570 = 1.
Potências com outros expoentes:
As potências de expoentes diferentes de 2 e 3 não são possíveis
uma representação geométrica, por isso não há um nome especial para esses tipos
de potências.
74 (lê-se: sete elevado à quarta potência).
1020 (lê-se: dez elevado à vigésima potência).
35 (lê-se: três elevado a quinta potência).
6217 (lê-se: sessenta e dois elevado à décima
sétima potência)
Potências de base 10
Veja algumas potências de base 10:
102 (dez ao quadrado ou
quadrado de dez) = 10 . 10 = 100
103 (dez ao cubo ou
cubo de dez) = 10 . 10 . 10 = 1.000
104 (dez elevado a 4ª.
potência) = 10 . 10 . 10 . 10 = 10.000
105 (dez elevado a 5ª.
potência) = 10 . 10 . 10 . 10 . 10 = 100.000
106 (dez elevado a 6ª.
potência) = 10 . 10 . 10 . 10 . 10 . 10 = 1.000.000
107 (dez elevado a 7ª. potência = 10 . 10 . 10 . 10
. 10 . 10 . 10 = 10.000.000
As potências de base 10 com expoente naturais, podem
ser utilizadas na representação de números muito grandes.
Por exemplo:
209.000.000 = 209 . 10 . 10 .10 . 10
. 10 . 10 = 208 . 106 →Veja que o expoente 6 da potência 106
indica 6 fatores iguais a 10.
347.000.000 = 347 .10 . 10 . 10 . 10
. 10 . 10 = 347. 106 →Veja que o expoente 6 da potência 106
indica 6 fatores iguais a 10.
2.000.000.000 = 2 .10 . 10 .10 . 10
. 10 . 10 . 10 . 10 . 10 = 2 . 109→ Veja que o expoente 9 da
potência 109 indica 9 fatores iguais a 10.
• Áreas e perímetros de
figuras poligonais em malhas quadriculadas.
Tema constante no material
Aprender Sempre volume 2
Será através de aulas do CMSP e de aulas por
videoconferência no chat do CMSP com a utilização do Aprender Sempre volume 2,
com Prof. Almir.
Atividades a serem resolvidas e entregues:
1) Fazer os cálculos
mentalmente e registrar os resultados, descrever como pensou para fazer as
operações.
a) 135 + 259 =
b) 659 – 232 =
c) 54 x 22 =
d) 430 x 15 =
2) Escrever os números abaixo na forma de potência com o expoente
diferentes de 1
a) 16 = c)
64 =
b 25 = d)
81 =
3) Escreva cada número seguinte na forma de potência de base
10.
a) 22.000 =
b) 28.000.000 =
4) Resolva o problema:
Um prédio tem 4 andares, em cada
andar tem 4 janelas, em cada janela tem 4 vidros.
Escreva na forma de potência e responder quantos vidros
existem nesse prédio.
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