quinta-feira, 22 de abril de 2021

PLANO DE AULA 4 - PROJETO GRAVIDEZ - Língua Portuguesa Ano: 6º A, B, C e D.

 

E.E. DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI 

PLANO DE AULA 4 

PROJETO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Professora: Nátale Léslie Torres da Costa

Disciplina: Língua Portuguesa 

Ano:   Turmas: A, B, C e D.

Período/(Semana): 19/04 a 23/04


Atividades:

 

- Assista ao curta metragem Vida Maria.

https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4  *copie esse link no Google. O vídeo também está disponível no link do forms do professor Juarez e Gilson (ciências)

 

- Leia o resumo abaixo. A leitura do resumo da história também faz parte da atividade de geografia.

 

        

RESUMO:  Curta metragem Vida Maria

 

A história começa com uma menina de cinco anos chamada Maria José no sertão cearense. Enquanto aprende a escrever e a exercitar a caligrafia, a garota é interrompida pelos gritos da mãe que a convoca para ajudá-la nas tarefas da casa.

           A garota, que fazia o contorno do nome no papel, é interrompida pelos gritos insistentes da mãe. As feições de deleite, descontração e cuidado com as letras que preenche no caderno é imediatamente substituída pelo olhar assustado e amedrontado quando a mãe se aproxima.

A menina, concentrada na escrita, não responde de primeira aos chamados da mãe e, quando ela se aproxima, leva a seguinte bronca:

"— Maria José. Oh, Maria José, tu não tá me ouvindo chamar não, Maria? Tu não sabe que aqui não é lugar pra tu ficar agora? Em vez de ficar perdendo tempo desenhando nome, vá lá pra fora arranjar o que fazer. Vá. Tem o pátio pra varrer, tem que levar água pro bicho. Vai menina, vê se tu me ajuda, Maria José."

Maria José imediatamente baixa a cabeça diante do olhar duro que a encara, obedece prontamente a mãe e se dirige para o trabalho na roça.

Enquanto trabalha, a câmera, que se movimenta aos poucos, irá mostrar o desenrolar da vida da menina que se tornará moça, engravidará, terá filhos e envelhecerá.

A Maria José criança que abandonará os cadernos para puxar água do poço logo crescerá e conhecerá Antônio, que também trabalha na roça ao lado do pai da moça.

Através das sutilezas trocadas, percebe-se que os dois jovens se apaixonam, ficam juntos e dão início a uma nova família seguindo o padrão da família onde Maria José cresceu.

Rígida com a filha, assim como a sua mãe fora consigo, Maria José dirige-se a única filha mulher, Maria de Lurdes, e faz um discurso semelhante ao que a mãe lhe fez na altura: "em vez de ficar perdendo tempo desenhando nome vá lá pra fora arranjar o que fazer! Tem o pátio pra varrer, tem que levar água pros bichos, vai menina! Vê se tu me ajuda, Lurdes! Fica aí fazendo nada, desenhando o nome."E assim, a partir do exemplo aprendido, a mãe outrora criança, passará o ensinamento a frente, desestimulando a filha das tarefas da escola e impulsionando-a para a lide no campo.

A história é cíclica, portanto, mostra a reação de uma mãe com a filha e depois dessa filha que irá tornar-se mãe com a menina que sairá do seu ventre. Nas cenas finais, vê-se o destino da então avó, sendo velada em um caixão dentro de casa.

Apesar da presença física da avó se extinguir pela morte, vemos os ensinamentos perdurarem e atravessarem gerações: Maria José velando o corpo da mãe. Apesar da morte, a mãe permanece de certa forma viva porque Maria José reproduz com a filha o mesmo comportamento que aprendeu quando era criança.

                                                                                               

                                  FONTE: https://www.culturagenial.com/filme-vida-maria/

 

Questões sobre o curta metragem Vida Maria

 

1.   Por que para a mãe de Maria desenhar o nome era perda de tempo? Você concorda ou não com a mãe de Maria? Por quê? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.   Até que ponto a gravidez interrompe uma trajetória de realização profissional e pessoal? A gravidez precoce altera da mesma forma o futuro de garotas e garotos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OBSERVAÇÕES:

- O aluno deve colocar seu nome, série e turma (não encaminhar a atividade sem esses dados);

 

- A atividade deve ser encaminhada à Professora de preferência pelo Google Sala de Aula, caso não seja possível pode ser via e-mail.

 

Contatos:

Google Sala de Aula (buscar pela disciplina de Língua Portuguesa)

E-mail da professora: nataleleslie@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário