quarta-feira, 10 de março de 2021

Professor: Nátale Léslie Torres da Costa Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º A, B, C e D Período/(Semana): 15/02 a 19/02 e 08/03 à 19/03.

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2 

Professor: Nátale Léslie Torres da Costa      Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: A, B, C e D

Período/(Semana): 15/02 a 19/02 e 08/03 à 19/03.

Enviar atividade para: nataleleslie@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Atividade 1

 

Realização de leitura silenciosa do texto, após será feita a leitura compartilhada, ocasião em que será realizada uma sondagem inicial para verificação do nível de leitura do aluno. Os alunos responderão a quatro questões. Depois haverá a interpretação do texto juntamente com a resolução das questões/socialização das respostas dos alunos.

Observação: Será feita uma retomada do conteúdo “classes gramaticais”, uma vez que existem perguntas que vão exigir conhecimento sobre verbo e adjetivo.

 

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02, 03 e 04.

Por que os morcegos voam à noite

Júlio Emílio Braz

Um Rato do Campo, chamado Oyot, era grande amigo de Emiong, o Morcego, e estavam sempre fazendo refeições juntos. O que Oyot não sabia era que Emiong, por razões que desconhecia, sentia muita inveja dele.

Quando era a vez de o Morcego cozinhar, a comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia perguntava:

- Como você consegue fazer uma sopa tão saborosa? Qual é o segredo?

O Morcego sempre desconversava, e, por mais que insistisse, Oyot nunca conseguia descobrir o que tanto queria saber.

No início, Emiong desconversava simplesmente porque não havia segredo algum a ser escondido. Na verdade, sua sopa era gostosa simplesmente porque Oyot não sabia cozinhar, e, consequentemente, tudo o que fazia não era lá muito gostoso.

Com o tempo, no entanto, Emiong viu crescer o interesse do Rato e, [...] numa certa noite, enquanto comiam, respondeu:

- O que costumo fazer é mergulhar na água de cozimento de minha sopa. Meu corpo é tão doce, que faz a minha sopa ficar gostosa desse jeito.

Indo ainda mais além, ofereceu-se para mostrar ao Rato do Campo como preparava a sopa. Rapidamente apanhou uma panela com água morna, mas disse ao Rato que ela estava fervendo, e mergulhou dentro dela, saindo um pouco depois. Quando trouxe a sopa, ela estava quente e saborosa, pois ele a preparara antes de o Rato chegar.

O Rato do Campo voltou para a casa convencido de que finalmente tinha o segredo do Morcego e apressou-se em chamar a mulher. Embora ela protestasse (“Onde já se viu uma coisa dessas, ter que entrar na panela para tornar qualquer comida gostosa?”), ordenou que ela colocasse água para ferver e, em seguida, aproveitando-se de um momento de distração da mulher, pulou para dentro do caldeirão e em muito pouco tempo, é claro, estava morto.

Ao encontrá-lo cozido dentro da panela, a esposa do Rato do Campo ficou tão zangada, que foi contar ao Rei, que mandou prender o Morcego. No entanto, já temendo pelas consequências de sua maldade, ele voou para bem longe e escondeu-se na mata. Como quase sempre estavam tentando prendê-lo durante o dia, passou a se alimentar somente à noite. Por isso não é possível se verem Morcegos voando à luz do dia.

BRAZ, Júlio Emílio. Por que os morcegos voam à noite. In: Lendas da África (Adaptação de Júlio Emílio Braz). Il. Maurício Veneza. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005. p. 19-22. (adaptado)

 

 

Questão 01 - A personagem que apenas fingiu ser amiga foi

(A) Emiong.

(B) Oyot.

(C) o Rato do Campo.

(D) a mulher do Rato.

 

Questão 02 - Após a morte do Rato, o Morcego

 

(A) confessou o segredo do preparo da sopa.

(B) brigou com o Rei que mandou prendê-lo.

(C) precisou ficar escondido para não ser preso.

(D) fingiu que a água da sopa estava fervendo.

 

Questão 03 - Em “[...] a comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia perguntava”, os verbos em destaque indicam ações que

 

(A) acontecem a todo o momento.

(B) acontecerão num futuro próximo.

(C) aconteceram uma única vez no passado.

(D) aconteceram mais de uma vez no passado.

 

Questão 04 – Qual o adjetivo que pode ser atribuído para caracterizar Emiong, o qual foi a razão para o desfecho trágico da história?

 

 

 Atividade 2

 

 Leia o texto abaixo e responda às questões.

 

                            


 

1.       Qual o objetivo desse cartaz?


2.       Qual a intenção do autor ao utilizar as imagens de carro e de um copo no texto? Por qual razão o copo está maior que o carro?

 

3.       Que tipo de crítica esse texto faz?


4.       Transcreva todos os verbos presentes no texto.


5.       Transcreva todos os substantivos presentes no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário