quinta-feira, 27 de maio de 2021

PLANO DE AULA 7 Professor: Aline Souza Nascimento Bixofi Disciplina: Eletivas (Turismo) Anos (séries): 6°D

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 7


Professor: Aline Souza Nascimento Bixofi 


Disciplina: Eletivas (Turismo)


Anos (séries): 6°D 


Período/(Semana): 31/05/2021 a 11/06/2021.




Conteúdo/Objeto do Conhecimento: Compreender o turismo na cidade de Carapicuíba.


Procedimentos para realização da atividade: Produção de maquete.




Atividades: 

  

Enviar uma foto do objeto construído  para o e-mail: 

alinebixofi@prof.educacao.sp.gov.br 


  




 Vamos construir uma maquete com o tema “ Parque Temático”!

 Lembre – se esse parque contribuirá para o aumento do turismo na cidade.

 Para essa atividade vocês constituirão um objetivo ( exemplos: roda gigante, montanha  russa, lojas, brinquedos etc). Esse objeto será colocado na nossa maquete.

Use sua criatividade!


Deixe o seu objeto na secretaria da escola!!!!


PLANO DE AULA 7 História 6ºA/B/C/D/E História

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI


PLANO DE AULA 7


Professora: Lucilene Aparecida de Paula

Disciplina: História

Anos (séries): 6ºA/B/C

Enviar atividades para o e-mail: lucileneapa@prof.educacao.sp.gov.br   


Professora: Lucinéia de Fátima Guerra Souza 

Disciplina: História

Anos (séries): 6º D/E

Enviar atividades para o e-mail: lucineiaguerra@prof.educacao.sp.gov.br  


Período/(Semana): 31/05 a 11/06


Procedimentos para realização da atividade: 

Dando sequência as atividades do caderno do aluno.

  • Situação de aprendizagem 4. - O povoamento da América

  • Leitura das páginas 251 a 265, do Currículo em ação – 6ºano volume 1.

  • Fazer as atividades conforme o roteiro:

# Atividade 3 no caderno;

# Atividade 4 no próprio livro Currículo em Ação;

# Atividade 6 no próprio livro Currículo em Ação;

# Atividade 7 no caderno;

# Clicar no link e fazer a atividade avaliativa no link https://forms.gle/mPMtQaoBPi28MBCNA 


  • Todas as atividades podem ser feitas no caderno/livro e as fotos podem ser enviadas para o e-mail das professoras.








PLANO DE AULA 7 Professor: Bianca e Ivonete Disciplina: Língua Estrangeira Moderna Anos (séries): 6ºA, B, C, D, E.

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 7


Professor: Bianca e Ivonete

Disciplina: Língua Estrangeira Moderna

Anos (séries): 6ºA, B, C, D, E.

Período/(Semana): 31/05 a 11/06 


Conteúdo/Objeto do Conhecimento: Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor.


Procedimentos para realização da atividade: Realizar atividade do caderno do aluno sobre os animais e enviar foto da atividade.



Atividades: Responder atividade no caderno do aluno, pág. 80, vol. 1. 

Atividade 1: relacionar os animais aos nomes em inglês;

Atividade 2: utilize as palavras que estão destacadas para indicar as formas de habitat dos animais descritos (a, b, c, d, e). Ex: Fish swim (peixes nadam).



Enviar foto da atividade por e-mail ou pelo classroom (o tema dessa atividade será explicado pelas professoras durante as aulas online).


6º A: biancaa@prof.educacao.sp.gov.br

6º B, C, D, E: ivonete@prof.educacao.sp.gov.br

terça-feira, 25 de maio de 2021

Plano de Aula 7 Professor: Almir Marques Disciplina: Matemática Anos (séries): 6os. Anos A, B, C, D

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

Plano de Aula 7

Atividade 6

Professor: Almir Marques

Disciplina: Matemática

Anos (séries): 6os. Anos A, B, C, D

Período: 31/05 a 11/06/2021


Suporte/Mídia para realização da aula:


Email para envio das atividades: almirpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Enviar somente as atividades a serem resolvidas que estão no final das explicações.

• Igualdade

Refere-se ao relacionamento entre duas sentenças matemáticas, sejam números, expressões, variáveis, representado pelo sinal de igualdade (=).

Observe as sentenças matemáticas: 

8:2 + 3 = 10 – 3 ←Observe que fazendo as operações antes da igualdade, resultará 7 e fazendo a operação depois da igualdade, resultará 7. Então, o relacionamento entre as duas sentenças é verdadeiro.

4.7 + 2 = 5.6 ←Observe que fazendo as operações antes da igualdade, resultará 30 e fazendo a operação depois da igualdade, resultará 30. Então, o relacionamento entre as duas sentenças é verdadeiro.


Veja que nas sentenças há o sinal de igualdade (=), ou seja, cada sentença representa uma igualdade. A expressão que está à esquerda da igualdade é chamada de 1º. membro e a expressão depois da igualdade é chamada 2º. membro.

Propriedades da igualdade:

Reflexiva: Toda sentença matemática é igual a si mesma. Se a letra b representa uma sentença, tem-se que b = b.

Exemplos:

5 = 5;

8 = 8.

Transitiva: Se uma primeira sentença é igual a segunda sentença e a segunda sentença é igual a terceira sentença, então a primeira sentença é igual a terceira sentença.

Sendo a, b, c sentenças. Se a = b e b = c, então a = c.

Exemplo:

Se Ana tem a altura de 1,60 m e é igual a altura do João, e João tem altura igual à do Pedro. Qual é a altura do Pedro?

Altura Ana = altura João = 1,60 m

Altura João = altura Pedro.

Então: Altura Ana = altura Pedro = 1, 60 m.

Uniforme: Partindo da igualdade entre duas sentenças, ao fazer uma operação antes da igualdade (1º. membro) e fazer a mesma operação depois da igualdade (2º. Membro), a igualdade continuará verdadeira.

Considere a igualdade 10 = 10 que é verdadeira.

• Ao acionar ou subtrair um mesmo número natural ao 1º. membro e ao 2º. membro da igualdade, a relação de igualdade continuará sendo verdadeira.

Exemplos:

10 + 5 = 10 + 5 ← A soma do 1º. membro é igual a 15 e, a soma do 2º. membro também é igual a 15. A relação de igualdade continuou sendo verdadeira ao adicionar o número 5 no primeiro e segundo membros.

10 - 3 = 10 - 3 ← O resultado da subtração do 1º. membro é igual a 7 e, o resultado da subtração do 2º. membro também é igual a 7. A relação de igualdade continuou sendo verdadeira ao subtrair 3 no primeiro e segundo membros.

• Ao multiplicar por um mesmo número natural o 1º. membro e o 2º. membro de uma igualdade, a relação de igualdade continuará sendo verdadeira. 

Exemplo:

10.5 = 10.5 ← O produto do 1º. membro é igual a 50 e, o produto do 2º. membro também é igual a 50. A relação de igualdade continuou sendo verdadeira ao multiplicar por 5 o primeiro e segundo membros.

• Ao dividir por um mesmo número natural diferente de zero, o 1º. membro e o 2º. membro de uma igualdade, a relação de igualdade continuará sendo verdadeira.

Exemplo:

10:2 = 10:2 ← O quociente do 1º. membro é igual a 5 e, o quociente do 2º. membro também é igual a 5. A relação de igualdade continuou sendo verdadeira ao dividir por 2 o primeiro e o segundo membros.

• Ao elevar o 1º. membro e 2º. membro a um mesmo expoente de uma igualdade, a relação de igualdade continuará verdadeira.

Exemplo:

102 = 102 ←A potência do 1º. membro é 100 e, a potência do 2º. membro também é 100. A relação de igualdade continuou verdadeira ao elevar ao quadrado o primeiro e o segundo membros.

Determinação do valor desconhecido, numa igualdade de sentenças matemáticas, utilizando as propriedades acima.

 Para determinar o valor desconhecido numa sentença, deixar o valor desconhecido, isolado, sozinho em um dos membros.

Nos exemplos seguintes, será utilizado o quadradinho (ם) para indicar o valor desconhecido.

Exemplo a:

ם + 7 = 12.

Resolução: 

ם + 7 - 7 = 12 – 7 ← como tem-se no 1º. membro uma adição, veja que para deixar o quadradinho sozinho no 1º. membro, utilizar a operação inversa da adição, ou seja, deve-se subtrair 7 do 1º. membro e do 2o. membro.

ם + 0 = 5 ← realizando a subtração no 1º.membro por 7, resultará em zero (0) e a subtração no 2º. membro por 7 resultará 5.

ם = 5 ← o zero (0)  é elemento neutro da adição, daí resultará o valor desconhecido do ם.


Exemplo b:

ם – 10 = 25.

Resolução:

ם - 10 + 10 = 25 + 10 ← como tem-se no 1º. membro uma subtração, veja que para deixar o quadradinho sozinho no 1º. membro, utilizar a operação inversa da subtração, ou seja, deve-se adicionar 10 no 1º. membro e no 2o. membro.

ם + 10 – 10 = 25 + 10 ← veja que  ם - 10 + 10 = 25 + 10  é equivalente  a ם +10 – 10 = 25 + 10

ם + 0 = 35 ← realizando a subtração do 1º. membro por 10 resultará em zero (0) e a adição do 2º. membro por 10 que resultará 35.

ם = 35 ← o zero (0) é elemento neutro da adição, daí resultará o valor desconhecido do ם.


Exemplo c:

ם . 3 = 15.

Resolução:

ם . 3 : 3 = 15 : 3 ← como no 1º. membro tem uma multiplicação, veja que para deixar o quadradinho sozinho no 1º. membro, utilizar a operação inversa da multiplicação, ou seja, deve-se dividir por 3 o 1º. membro e o 2º. membro.

ם . 1 = 5 ← realizando a divisão do 1º. membro por 3 resultará ם . 1 e realizando a divisão de 15 : 3 resultará 5.

ם = 5 ← o número 1 é elemento neutro da multiplicação, daí resultará o valor desconhecido do ם.


Exemplo d:

ם : 5 = 15

Resolução:

ם : 5 = 15 ← veja que ם : 5 = 15, escrevendo a divisão na forma de fração, equivale a ם/5 = 15.

ם/5 . 5 = 15 . 5 ← como no 1º. membro tem uma divisão, veja que para deixar o quadradinho sozinho no 1º. membro, utilizar a operação inversa da divisão, ou seja, deve-se multiplicar por 5 o 1º. membro e o 2º. membro.

ם . 1 = 75 ← fazendo a multiplicação do 1º. membro por 5 resultará ם . 1 e realizando a multiplicação 15 . 5 resultará 5.

ם = 75 ← o número 1 é elemento neutro da multiplicação, daí resultará o valor desconhecido do ם.


Associar um problema a uma operação. Soma e subtração de números naturais. Resolvendo problemas de multiplicação e divisão. Resolvendo problemas com cálculos mentais.

Tema constante no material Aprender Sempre volume 2 – SA3. EF06MA03.

Será através de aulas do CMSP e/ou de aulas por videoconferência no chat do CMSP com a utilização do Aprender Sempre volume 2, com Prof. Almir.


Atividades a serem resolvidas e entregues:

1) Completar as sentenças matemáticas, substituindo o quadradinho (ם) por um número, tornando-as verdadeiras.

a)  7 + 5 = 7 + ם

b)  35 - 15 = 35 – ם

c) 8 . 5 = 8 . ם

d) 50 : 2 = 50 : ם





3) Pedro vai a uma papelaria com R$ 10,00 para comprar todo o valor em canetas. Chegando lá, viu que o preço de cada caneta era de R$ 2,00.

a) A quantidade de canetas representa a quantidade desconhecida no problema. Utilizando a letra b para representar essa quantidade desconhecida, escrever a expressão matemática que representa o problema.

b) Após escrever a expressão matemática, resolvê-la conforme propriedades descritas, descobrindo a quantidade de canetas que ele comprou. 


DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR (A): PATRICIA ALVES 6º ANO E

 

ESCOLA  ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO 7

 


DISCIPLINA:   MATEMÁTICA

PERÍODO:   31/05/2021  ATÉ  11/06/2021.

PROFESSOR (A):   PATRICIA ALVES               6º ANO E

E-MAIL:    palvesrocha@prof.educacao.sp.gov.br

DESENVOLVIMENTO  DA  AULA

Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

ROTEIRO DE AULA (ATIVIDADES) 

Caderno  Aprender Sempre – SA02  Volume 2 Aulas 5 e 6  /    7 e 8 -  Ampliação    e Redução: Lados Correspondentes – páginas 57 a  64. Assistir as aulas     pelo  aplicativo CMSP ou  TV cultura   canal 2.3.

OBS:  Será corrigida as atividades nas aulas presenciais e via online .  Qualquer  dúvidas entrar em contato  por email.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR (A): PATRICIA ALVES 6º ANO E

 

ESCOLA  ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO 6

 


DISCIPLINA:   MATEMÁTICA

PERÍODO:   17/05/2021  ATÉ  28/05/2021.

PROFESSOR (A):   PATRICIA ALVES               6º ANO E

E-MAIL:    palvesrocha@prof.educacao.sp.gov.br

DESENVOLVIMENTO  DA  AULA

Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

ROTEIRO DE AULA (ATIVIDADES) 

Caderno  Aprender Sempre – SA02  Volume 2 Aulas 1 e 2 /    3 e  4-  Ampliação    e Redução: Lados Correspondentes – páginas 57 a  64. Assistir as aulas     pelo  aplicativo CMSP ou  TV cultura   canal 2.3.

OBS:  Será corrigida as atividades nas aulas presenciais e via online .  Qualquer  dúvidas entrar em contato  por e-mail.

 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Eleições do Grêmio! Vamos votar....

 


Para participar é rápido e fácil, basta clicar no link:
A votação estrará aberta nos dias 24 e 25/05/2021.
Sua participação é fundamental!!!
Contamos com vocês!

sexta-feira, 21 de maio de 2021

PLANO DE AULA 7 Professor: Patrícia Costa dos Santos Disciplina: Educação Física Anos (séries): 6ºA, B, C D e E

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 7

 

Professor: Patrícia Costa dos Santos

Disciplina: Educação Física

Anos (séries): 6ºA, B, C D e E

Período/(Semana): 24/05 à 28/05

Procedimentos para realização da atividade:

Assistir os vídeos e responder as questões do formulário

 Projeto Alimentação

Objetivo:

Incentivar bons hábitos alimentares e identificar as preferências alimentares dos alunos e com esses dados reconhecer alimentos que fazem bem a saúde.  Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelo qual nos alimentamos. A transformação do alimento em energia.

Objetivo específico

 O projeto tem como objetivo abordar a importância da alimentação saudável, alertar sobre o desperdício de alimentos, incentivar o reaproveitamento e demonstrar como a Influência da mídia na Alimentação aumenta a propensão à ingestão de alimentos não- saudáveis: Consequência da Propaganda, fazendo com que isso cause danos severos à saúde.


Atividades Desenvolvidas:

Apresentação de vídeos do Youtube

Animação

https://youtu.be/V-f-d5-pwww

https://youtu.be/9wN-UQwFxiM

https://youtu.be/PunM1zcDQww

Após assistir e refletir sobre os vídeos, serão passadas questões norteadoras a cerca do tema. 

- Pesquisa sobre receitas com o reaproveitamento de cascas e sementes.


Imagem referência:


 


Atividades:

https://forms.gle/dLY5R5DSZdCjQZkL6


☝CLIQUE NO FORMS PARA RESPONDER.


 

·        FAÇA UM PEQUENO VÍDEO FALANDO SOBRE A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E ENCAMINHE PARA: pcostasantos@prof.educacao.sp.gov.br


quinta-feira, 20 de maio de 2021

PLANO DE AULA 6 Professor: GILMAR ALVES FARIAS Disciplina: CIÊNCIAS DA NATUREZA Anos (séries): 6º C, D & E

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 6

Professor: GILMAR ALVES FARIAS

Disciplina: CIÊNCIAS DA NATUREZA

Anos (séries): 6º C, D & E

Período/ (Semana): 17 de maio a 26 de maio

Conteúdo/Objeto do Conhecimento: Matéria e energia/Vida e evolução/

Procedimentos para realização da atividade: O educando acessará este roteiro de estudo e fará leitura do texto, e logo após deverá responder questões que estarão disponíveis no Google Forms. 



                                                                                                                          



                                                                                                       


Célula bacteriana

As células das bactérias apresentam parede celular, membrana celular, citoplasma

e material genético. Internamente, há ribossomos. A parede celular envolve a célula e

define sua forma enquanto a membrana celular delimita o interior da célula, controla

a entrada e a saída de substâncias e permite a interação com outras células. Nas

células bacterianas, o citoplasma é o espaço que compreende todo o interior da

célula, no qual fica disperso o material genético, que nas bactérias corresponde a

uma molécula de DNA (sigla em inglês para ácido desoxirribonucleico). Essa molécula

carrega informações sobre as características do ser vivo, que são passadas de geração

para geração por meio da reprodução. No citoplasma também são encontrados os

ribossomos, uma organela responsável pela síntese (formação) de proteínas.


Célula animal

Nas células animais, além da membrana celular, do citoplasma e dos ribossomos, há:

núcleo, compartimento que abriga o material genético, que nos animais também são

moléculas de DNA;

mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular, processo no qual a

célula, na presença de gás oxigênio, transforma as moléculas de glicose obtidas por

meio da alimentação, liberando energia;

retículo endoplasmático rugoso, organela cujo papel é o de síntese e transporte

de proteínas e apresenta ribossomos aderidos às suas membranas;

retículo endoplasmático liso, organela responsável pela síntese de lipídios (gorduras);

lisossomos, responsáveis pela digestão intracelular;

complexo golgiense, responsável pelo armazenamento de proteínas e pela produção

de carboidratos;

centríolo, que desempenha papel fundamental na divisão celular.


                                                                            



Atividades: As questões desta atividade estão disponíveis neste link:

https://docs.google.com/forms/d/1trSuzIMmyEnbZwIb_E8xzILUJlP-Tpth9JETDDoBncI/edit